Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Ambiental - Educação

Igarapé Pricumã recebe 200 mudas nativas


As mudas serão plantadas por integrantes do projeto Meninos do Dedo Verde

Uma ação de educação ambiental será realizada hoje, pela Prefeitura de Boa Vista, envolvendo adolescentes que integram o projeto Meninos do Dedo Verde. Eles farão o plantio de 200 mudas nativas às margens do igarapé Pricumã.

O encontro será realizado a partir das 15h, nas proximidades da ponte sobre o Igarapé Pricumã, que fica na divisa entre o bairro Cinturão Verde e Pricumã, na avenida dos Bandeirantes.

A ação tem como objetivo orientar os adolescentes sobre a necessidade de preservar a mata ciliar, cuidando das plantas que protegem as margens dos igarapés. Além disso, as mudas irão contribuir para a manutenção do igarapé, preservando a qualidade da água e garantindo a sobrevivência do córrego que atravessa vários bairros da cidade.

“Essas ações práticas são importantes porque permitem que os nossos alunos vivenciem uma experiência diferente, dando uma finalidade para as mudas que eles mesmos produzem no Horto. Além disso, este pequeno gesto contribui para a preservação do Igarapé Pricumã, que já sofreu muito os impactos causados pelo desenvolvimento urbano da cidade”, destacou a coordenadora do projeto, Rosilani Marques.

Os adolescentes farão o plantio de mudas nativas como o buriti, o oiti e o murici, todas produzidas pelos próprios alunos do projeto, nos canteiros instalados no Horto Municipal.

“Nossos alunos aprendem sobre o manejo correto dessas espécies, conhecem a sua função na natureza e assim, são conscientizados sobre a importância de colaborarem para a manutenção do meio ambiente, com ações que promovam o equilíbrio ambiental”, disse a coordenadora.

No total, 40 adolescentes serão envolvidos na ação. Atualmente, a Prefeitura atende a 250 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos no projeto Meninos do Dedo Verde. Eles participam de aulas práticas e teóricas sobre o cultivo de plantas nativas, ornamentais e medicinais. As aulas são realizadas na sede do Horto Municipal Dorval de Magalhães, que funciona nas dependências do Parque Anauá.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 03 de dezembro de 2009).