Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

quinta-feira, maio 15, 2008

Economia Amazônica - Seminário

UFRR - Seminário Internacional discutirá mudanças climáticas na Amazônia

Com o objetivo de promover a discussão sobre as mudanças climáticas e suas repercussões no continente, o Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia (NECAR) por meio da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará o IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ECONOMIA AMAZÔNICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE RORAIMA nos dias 29 e 30 de maio, no auditório do Palácio da Cultura.
O tema do seminário é "AMAZÔNIA E CARIBE: MUDANÇA CLIMÁTICA, ENERGIA E DESENVOLVIMENTO". A escolha da temática envolve as discussões das mudanças climáticas que tem ocupado a agenda nacional e internacional. "Quanto à questão da energia, existem expectativas da sociedade em relação à construção, por exemplo, do gasoduto Venezuela-Brasil, da hidrelétrica do Cotingo, do Cachoeira-Porteira, do gás de urucum e outras ações que serão amplamente discutidas no seminário", explica a professora Ana Zuleide, da organização.
As conferências terão representantes de diversas instituições e professores de Universidades. A abertura do evento contará com a participação do Reitor da UFRR, Governador do Estado e Coordenador do NECAR, Professor MSc. Haroldo Amoras.
O evento tem apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e diversas instituições.
Programação - A programação do IV Seminário terá painéis que explanarão os cursos de Mestrado e Doutorado interistitucionais oferecidos pelo NECAR e conta com a participação de professores da Universidade de Brasília (UnB) e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Lançamentos - Ainda na programação do evento serão lançadas três publicações. O caderno Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional e o livro do III Seminário Internacional de Economia Amazônica e Desenvolvimento Sustentável de Roraima, Amazônia: Discursos e Realidades, que reúne artigos discutidos na última edição do Seminário. Os dois serão lançados pela Editora da UFRR (EdUFRR). A terceira publicação, é o livro "Subdesenvolvimento Sustentável" do Professor Doutor Argemiro Procópio da UnB

Inscrições - As inscrições podem ser feitas pelo site www.ufrr.br, no link do IV Seminário. Após o preenchimento da ficha, o participante deverá levar a ficha mais 2kg de alimentos não-perecíveis até o NECAR na UFRR.
Informações - 95-36213180