Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Indígena - Minerário


Reunião na Casa Civil discute mineração em terras indígenas


A Comissão que analisa a regulamentação da exploração mineral em terras indígenas está em sua fase final. Nesta quarta-feira (10), o presidente da Comissão, deputado Édio Lopes (PMDB), e o relator, deputado Valverde (PT/RO) participam de reunião com a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.

O objetivo da reunião é discutir os pontos mais importantes do relatório do deputado Eduardo Valverde. O deputado Édio afirma que ainda há muita discussão referente ao tema, que por isso o parecer do relator ainda não foi votado na Comissão. O presidente afirma que além do poder de veto das comunidades indígenas quanto a exploração mineral em suas terras, a proposta sugere também que haja licitação entre empresas nacionais para a extração mineral.

Participam da reunião na Casa Civil, assessores e diretores dos Ministérios da Justiça e de Minas e Energia. Édio Lopes acredita que após esta reunião, os deputados possam de fato votar o parecer do deputado Valverde, e finalizar os trabalhos da Comissão.

"Nós respeitamos todo o cronograma de atividades apresentado no início dos trabalhos da Comissão. Ouvimos índios, Ministério Público, órgãos do governo e foram várias audiências. Coletamos muitas informações e a expectativa é que esta reunião com a Ministra Dilma Roussef e representantes do Ministério da Justiça e de Minas e Energia, possa nos ajudar com o andamento final dos trabalhos", destaca o deputado Édio.

O deputado afirmou que já está agendado para o próximo dia 16, reunião deliberativa da Comissão, que tem como pauta a discussão e votação do parecer do deputado Eduardo Valverde.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 10 de dezembro de 2008).