Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

segunda-feira, setembro 15, 2008

Indígena


ÁREAS INDÍGENAS - Projeto regulamenta indenização.
(Ribamar Rocha)
Foto: Arquivo/Folha
Deputada Ângela Portela quer garantir indenização para posseiros

O Projeto de Lei 3764/08, da deputada Ângela Portela (PT), garante o direito ao agricultor de permanecer em terra indígena demarcada até receber o pagamento integral de indenização pelas benfeitorias feitas por ele. Para isso, será necessário que a ocupação tenha acontecido de boa-fé, e que a indenização seja prevista em acordo ou em decisão da Justiça.

De acordo com Ângela Portela, o Estado não pode desamparar as famílias de agricultores que usam terrenos para buscar a sobrevivência. “Se eles forem indenizados, terão possibilidades financeiras de reiniciar a produção agropecuária em outro local”, argumenta.

O texto abrange as seguintes benfeitorias: construções, galpões, silos, armazéns e instalações, moradias, investimentos produtivos, culturas permanentes e temporárias e melhorias feitas para conservar ou valorizar bens.

Caso uma área já ocupada legalmente pelo agricultor (com título de propriedade) venha a ser demarcada, além do pagamento por essas benfeitorias ele terá direito a uma indenização correspondente ao valor da terra nua. “Como o Estado é o responsável pelo registro da propriedade, o produtor rural não pode se tornar vítima da sua própria boa-fé\", ressalta a deputada.

O projeto muda a Lei 6.001/73 e regulamenta o parágrafo 6º do artigo 231 da Constituição.

TRAMITAÇÃO - A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 15 de setembro de 2008).