Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

quarta-feira, agosto 20, 2008

Zoneamento

Audiências vão discutir propostas para o Zoneamento Econômico.

(Da Redação)

A comissão especial responsável pelo aperfeiçoamento do projeto sobre o Zoneamento Econômico e Ecológico de Roraima (ZEE) está nos últimos preparativos para realizar a primeira audiência pública que terá por objetivo ouvir os segmentos sociais interessados no assunto.

A realização de audiências pública para a elaboração de uma proposta de ZEE é um dos pré-requisitos para que o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprove um projeto como esse. O calendário das audiências ainda vai ser definido, conforme disse o presidente da comissão, deputado Rodolfo Braga (PTN).

Ontem os integrantes da comissão que estuda o projeto se reuniram com os técnicos da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), que cuidaram da sua elaboração do documento para que fosse apresentado um detalhamento sobre como a proposta foi montada.

Pela manhã, na sessão ordinária da Assembléia, o deputado Erci de Moraes (PPS) voltou a afirmar na tribuna da Casa que o Zoneamento Econômico e Ecológico é “um instrumento de grande valia para possibilitar ao Estado implementar programa de desenvolvimento”.

O parlamentar destacou “a atitude positiva” da Mesa Diretora, que decidiu optar por fazer melhoramentos no projeto enviado à Casa pelo Poder Executivo. “Em vez de aprovarmos um projeto incompleto, vamos melhorá-lo e entregar à sociedade algo que possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento da economia local”, disse.

Moraes voltou a lembrar que sem a realização de audiências públicas, nenhuma proposta de ZEE é aceita pelo Conama. “E sem a aprovação do Conama, uma proposta como esta, mesmo aprovada por nós, deputados, não tem validade nenhuma”, explicou.

Segundo a previsão do parlamentar, até o final do semestre legislativo o projeto estará pronto para ser votado em plenário. Ele destacou que com uma proposta de Zoneamento melhor trabalhada, será possível pensar em projetos de desenvolvimento sustentável para Roraima.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 20 de agosto de 2008).