Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

quinta-feira, agosto 07, 2008

Indígena

Professores indígenas são capacitados em informática.

Mais de 120 professores indígenas das etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang e Yecuana iniciaram no dia 02 de agosto um curso de informática básica no sistema Linux oferecido pelo Governo do Estado por meio da Universidade Virtual de Roraima.

Os professores são acadêmicos do projeto Insikiran da Universidade Federal de Roraima. As aulas vão acontecer aos sábados e domingos nos três turnos. As aulas são ministradas por técnicos em informática da Univirr nos laboratórios da instituição.

O curso terá uma carga horária de 40 horas. Ao final da capacitação os indígenas receberão certificados.

O Núcleo Insikiran foi criado em dezembro de 2001, após ter sido aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e no Conselho Universitário, com o objetivo de promover e incentivar a formação de estudantes indígenas na Universidade Federal de Roraima.

AVANÇADO - Em outra etapa cerca 38 professores indígenas vão continuar a capacitação em informática com o curso avançado. As aulas estão previstas para iniciarem no dia.

Esta turma será formada pelos professores que já passaram pelo curso básico. As aulas vão ser realizadas nos laboratórios de informática da Univirr.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 07 de agosto de 2008).