Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

quinta-feira, setembro 18, 2008

Ambiental


AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - Crianças aprendem a preservar a natureza.



(VANESSA LIMA)

Durante o período da manhã e da tarde de ontem, os alunos do 3º período e do 1º ano básico do Ensino Fundamental, do Centro de Educação do Serviço Social do Comércio (Sesc), estiveram fazendo uma visita ao Horto Municipal no Parque Anauá. A ação faz parte das programações do projeto “Amigos do Meio Ambiente”, realizado há mais de um mês com as crianças.

Mais de 160 alunos foram até o local, que foi escolhido pelos coordenadores do projeto com a finalidade de pôr as crianças em contato com a diversidade de plantas que lá existe, com o processo de plantio e os cuidados necessários que devem ser dados à pequena muda, além de ressaltar a importância das plantas para a sobrevivência do ser humano.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Edilma Ribeiro, uma das professoras engajadas na idéia, a visita foi projetada para que as crianças observassem in loco o que é ensinado em sala de aula.

“Queríamos proporcionar esse momento aos alunos para que pudessem ver de perto a natureza que os rodeia e, principalmente, para que passem a desenvolver atitudes de preservação do meio ambiente salientando a importância para o equilíbrio e sobrevivência de todos os seres humanos”, ressaltou.

Segundo a professora, o projeto está sendo realizado para despertar nos alunos um processo de conscientização, de defesa da natureza e participação ativa junto aos pais e comunidade frente à realidade dos fatos ocorridos em todo o planeta.

“Aprendi que temos que cuidar das plantas, não deixar lixos nas árvores e não jogar lixo nos rios. É importante cuidar do meio ambiente, pois todos nós precisamos das plantas, dos animais e da água”, disse a aluna Lívia dos Santos, 6 anos.

Para a aluna do 3º período, Amanda Rafaely Rodrigues, 5 anos, a visita ao Horto proporcionou uma série de aprendizados e o contato com a natureza existente no local foi muito bom.“Gostei demais de vir aqui e ver as plantas que não poderíamos viver sem elas. São muitas plantas e a minha predileta foi uma cor de rosa que estava entre várias outras”.

Na escola, os alunos estão desenvolvendo trabalhos referente à preservação confeccionando painéis, cartazes, criação de textos e frases, recados ecológicos, trabalhos com músicas, entre outros, além de participarem de palestras, mostras de teatro e assistirem a filmes que salientam a importância dos cuidados com o meio ambiente em um modo geral, abrangendo um todo.

“Estamos trabalhando a importância dos cuidados com a preservação da natureza onde a criança será uma multiplicadora da idéia em casa, na escola e em todos os ambientes de convivência. Todos estão participando do projeto com muita empolgação e temos certeza de que os resultados serão mais do que positivos”, explicou Edilma.

Além da visita ao Horto, os alunos participarão ainda de passeios ao redor da escola, observando os elementos naturais existentes e fazendo coleta de lixo. Estarão promovendo ainda campanhas em defesa do meio ambiente.

Na sexta-feira, as coordenadoras do projeto planejam realizar atividades em comemoração ao Dia da Árvore (21). Na culminância do projeto, prevista para se realizar na próxima semana, será feita a apresentação dos trabalhos com a presença dos pais e de todos os alunos da instituição de ensino. Serão distribuídas mudas, sacolas para lixo e folhetos informativos.

O projeto é uma iniciativa das professoras Edilma Ribeiro, Elzânia Lima, Geury Darlle Figueiredo, Marineuda Souza, Elizete Alves, Kaluíne Sayonara Souza e Marleude Souza. A coordenadora é Ana Cláudia Chaves.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 18 de setembro de 2008).