Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

segunda-feira, junho 22, 2009

Turismo


Programa quer transformar BR-174 em rota de turismo


O programa Roteiros do Brasil pretende transformar a BR-174 em roteiro turístico, com início em Manaus (AM), passando por Boa Vista e terminando no Município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela, ao Norte do Estado. Várias regiões estão sendo contempladas pelos diversos atrativos turísticos. Na região Norte a Rota 174 é uma parceria entre os estados do Amazonas e de Roraima.

A parceria contempla os municípios do Amazonas Manaus e Presidente Figueiredo e em Roraima, Caracaraí, Rorainópolis (com a linha do equador), Boa Vista, Amajarí (com a chapada do Tepequém) e Pacaraima. Na reunião estiveram representantes de todos os municípios dos dois estados envolvidos no programa.

Segundo Hélio Zanona, superintendente municipal de Turismo, a intenção é contemplar os atrativos de cada um dos municípios que têm potencial turístico na rota Amazonas – Roraima, seguindo até a fronteira com a Venezuela.

“Nós também pretendemos mostrar aos turistas que Boa Vista não é uma cidade de passagem, temos muitos atrativos para que conheçam, além de capacidade hoteleira suficiente para recebê-los. Dessa forma estimulamos a geração de emprego e renda através do turismo”, disse Hélio.

O responsável do Sebrae pelo programa em Roraima, Josué Costa, afirma que com o Roteiros do Brasil, pode-se fazer integração entre Amazonas e Roraima, fortalecendo o turismo e envolvendo empresários dos dois estados, melhorando a renda das famílias envolvidas neste processo.

Fábio Souza, gestor do Programa de Turismo do Sebrae Amazonas, afirmou que a ideia surgiu há algum tempo, ao buscarem desenvolver um roteiro mais estruturado entre Amazonas e Roraima.

“Junto a um grupo gestor fizemos visitas técnicas em alguns municípios e selecionamos estes sete, que foram os que apresentaram maior infraestrutura para o que pretendíamos fazer. Este trabalho mostrado aqui já representa as ações que serão apresentadas no Salão do Turismo, em São Paulo, entre os dias 1 e 5 de julho”, contou o gestor.

Lena Matos, dona de uma agência de turismo em Roraima, comentou que para os empresários este projeto está sendo de suma importância, pois passa pelo Amazonas, percorrendo toda a BR 174, que é uma rota cheia de atrativos com fauna e flora. “O projeto vem somar a todos nós, agências, hotéis, guias. Dessa forma, nos adaptamos às necessidades dos turistas, melhorando os serviços oferecidos. Com isso, todos têm a ganhar”, avaliou.

PROGRAMA - O Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil é uma campanha nacional em prol de uma estruturação integrada dos produtos e serviços turísticos do país, com o objetivo de criar produtos unificados por meio de roteiros regionais, facilitando a divulgação, agregando valor aos produtos e, principalmente, oportunizando roteiros diversos aos turistas.

Dessa forma, o Ministério do Turismo pretende alcançar as metas propostas no Plano Nacional de Turismo 2007/2010 – Uma Viagem de Inclusão. Entre elas, destaca-se a meta de estruturar 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional até 2010, constituindo, assim, modelos de destinos indutores do desenvolvimento turístico regional.

CAPACITAÇÃO – Na semana passada, o Comitê Gestor do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, realizou uma oficina com profissionais da Superintendência Municipal de Turismo onde a Rota 174 foi apresentada.

Participaram também profissionais do ramo de turismo, que atuam em Roraima e no Amazonas. Na programação, realizada na sexta-feira passada, no anexo do Sebrae Roraima, bairro Aparecida, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o programa e debater a respeito.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 22 de junho de 2009).