Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

quinta-feira, setembro 03, 2009

Cultural

Semana da Amazônia começa nesta quinta-feira

A Fundação de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact) inicia hoje programação para comemorar a Semana da Amazônia, celebrada no dia 5 de setembro. Hoje, às 8h30, acontece abertura com exposição “Mostra Científica do Museu Integrado de Roraima”, que poderá ser visitada até o dia 15 de setembro, no museu, no Parque Anauá.

Na exposição, o público conhecerá os trabalhos de pesquisas desenvolvidas no Laboratório do museu, como projetos de abelhas, de flores do lavrado e da leishmaniose. As escolas podem agendar visitas pelo telefone 3623-1733.

Na sexta-feira, às 8h30, na Femact, será a distribuição de mudas nativas da região Amazônica, como Andiroba, Ipê-Rosa, Castanha do Brasil, Cedro-Mogno, Nin, Fruta Pão, Cumaru, Limão Caiano, Oiti, Copaíba, e outras.

As mudas são para serem plantadas para recuperação de áreas urbanas, em áreas degradadas, matas ciliares, florestamento e reflorestamento. São aproximadamente 6 mil plantas. O responsável pelo viveiro de mudas da Femact, Francisco Filho, fará demonstração de como se planta muda de copaíba.

A entrega das plantas acontecerá no pátio da Femact, para representantes de associações de Turismo, de Produtores Rurais dos Projetos de Assentamento de Vila Vilena - Bonfim, de Pequenos Produtores Rurais do Amajarí e para a Prefeitura do Cantá.

VIVEIRO - O projeto de produção de espécies nativas da Femact funciona com a coleta de sementes nas regiões de florestas. Em seguida, inicia-se a quebra da dormência de sementes e depois, o processo de semeadura em canteiros ou em tubetes, recipientes plásticos que recebem a semente que germinará e permanecerá neste recipiente até a altura de 20 centímetros.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 3 de setembro de 2009).