Os estudos direcionados à realidade amazônica são maximizados com o Pacto Amazônico, considerando-se que os temas do Tratado refletem as necessidades mais imediatas da região, a exigir tratamento jurídico especializado: direito ecológico; direito agrário; direito indígena; direito minerário; direito da navegação (fluvial); direito do comércio exterior; e, direito comunitário. Dai a denominação direito amazônico. Interpretar e aplicar o direito de acordo com o contexto regional.

terça-feira, agosto 12, 2008

Indígena

Audiência debaterá situação da área Raposa / Serra do Sol.

(Da Agência Câmara)

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal realiza nesta terça-feira (12) audiência pública para discutir a situação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima. O evento foi sugerido pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), em razão dos conflitos entre indígenas e agricultores.

A reserva foi homologada por decreto presidencial em 2005. O governo de Roraima, no entanto, não concorda com a demarcação em área contínua e contestou o ato em ação civil pública no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Adão Pretto (PT-RS), disse que o STF poderá julgar a ação ainda em agosto.

O deputado lembra que os índios lutaram por mais de 30 anos pela demarcação e homologação da reserva Raposa Serra do Sol. No local, vivem 194 comunidades indígenas, divididas em cinco etnias, totalizando cerca de 18 mil indígenas.

Na sugestão encaminhada à Comissão de Legislação Participativa, o Conselho Indigenista Missionário afirma que os ocupantes de boa fé já se retiraram da área, tendo sido indenizados e reassentados em outros locais. Segundo o conselho, os arrozeiros remanescentes, que se recusam a deixar a área, são responsáveis pelos conflitos armados na região.

Foram convidados para a audiência o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira; o titular da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, Rafael Favetti; o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Eduardo Valverde (PT-RO); o secretário-adjunto do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Saulo Feitosa; o representante do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI) Sandro Tuxá e o representante do Conselho Indígena de Roraima (CIR) Jacir de Souza.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 4.

(Fonte: Jornal Folha de Boa Vista, de 12 de agosto de 2008).